Novo ocupante da cadeira n.º VII, patroneada por João Francisco de Lisboa, é reconhecido pela contribuição na literatura e cultura da região Centro-Oeste
Brasília (DF), 1º de julho de 2024 – A Academia de Letras de Brasília (Acleb) realizou, na última sexta-feira (28), a solenidade de posse de José Theodoro Mascarenhas Menck. O evento aconteceu na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF).
Indicado pelo acadêmico Tarcízio Dinoá Medeiros, o novo membro é bacharel em Direito, mestre em História Social e doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Além disso, também é autor das obras “D. João VI e a construção das bases do Estado Nacional”, “D. Leopoldina Imperatriz e Maria do Brasil”, “José Bonifácio de Andrada: patriarca da nacionalidade”, entre outras.
Desde 1993, Menck atua como consultor legislativo na Câmara dos Deputados. A cerimônia contou com a presença dos acadêmicos e do presidente da Acleb, Raul Canal, além de convidados do empossado. A cadeira n.º VII é patroneada por João Francisco de Lisboa, que foi político, historiador, jornalista e escritor brasileiro. Suas obras são classificadas da época do Romantismo.