O encontro aconteceu no Solo Ristorante e promoveu o planejamento de ações da Academia para este ano; membros recitaram textos e divulgaram novas obras
Brasília (DF), 27 de fevereiro de 2025 – Para iniciar as atividades da Academia de Letras de Brasília (Acleb) em 2025, aconteceu hoje o tradicional “Almoço com letras”, que reuniu os acadêmicos no Solo Ristorante, na capital federal.
O presidente da Acleb, Raul Canal, agradeceu a presença da comunidade de estudiosos e de escritores, recitou o poema “O meu país” e abriu os trabalhos para mais um ano na Academia. “A Acleb é um espaço para debate de ideias. Tanto a literatura histórica quanto a atual nos levam a incríveis conclusões e a novos questionamentos. Que em 2025, possamos elevar o debate e promover mais disseminação das culturas brasiliense e brasileira”, disse.
Sobre a relação da atualidade com contextos históricos da sociedade brasileira, o acadêmico Sergio Florêncio, ocupante da cadeira n.º XV, patroneada por João Guimarães Rosa, relembrou o processo de independência do Brasil e de outros países da América Latina e, também, as consequências dos conflitos ocorridos por essa causa.
TRADIÇÃO DA ACADEMIA
O “Almoço com letras” ocorre mensalmente e é uma oportunidade de confraternização e de união dos acadêmicos. O evento promove o debate de ideias, a divulgação de obras literárias e o planejamento de futuras ações da Acleb.

